domingo, 17 de janeiro de 2010

O que é bem feito também faz bem ao coração

Me orgulho de fazer parte desse grupo de intelectuais versáteis e criativos que são os jornalistas. Muitas vezes odiados, outras endeusados... ácidos, condescendentes, irônicos, finos, clássicos e todos os gêneros. Muitos escrevem histórias que podem mudar do seu humor à sua forma de viver. Sou jornalista sim, senhor!, e me orgulho disso!

O que me fez escrever o que você está lendo, foi o Globo Repórter da última sexta-feira, sobre a África. Vale a pena ganhar esse tempinho para ler e assistir ao vídeo. Você poderá aprender muita coisa. A começar do desespero e da tragédia que é a vida de Mohamed, que passou seus 17 anos, desde que nasceu, em Guiné, na África Ocidental. Sem família, veio para o Brasil clandestinamente, no porão de um navio. O plano dele era ser jogador de futebol!

A matéria – Um verdadeiro show – repito: SHOW, em caixa alta mesmo! – de imagens. Um escândalo de cores e efeitos – prova de profissionalismo e respeito com o telespectador –, a trilha sonora de deixar muitos clássicos europeus no chinelo. Show à parte, o texto do incontestável Tino Marcos, que deixou um pouco de lado as deliciosas crônicas do gramado e destilou emoção e sapiência num dos textos mais complexos e emocionantes que já tive notícia dentro do jornalismo brasileiro. Coisa pra quem sabe e gosta. Pra mais ninguém.

Marcos conseguiu contar a história de Mohamed e mostrar uma possível relação de proximidade entre o continente africano e o Brasil. Não deixou de cutucar assuntos que precisam ser ditos, escancarados para que deixem de ser temas tão assustadores. Falar sobre adoção, sobre a religião dentro de outra religião – quando até o Alcorão se abre aos atabaques –, sobre gratidão a tudo: aos amigos, aos estranhos, aos acolhedores, à vida, enfim. E dá-lhe imagens! E dá-lhe trilha sonora! Arrepios, emoções... Orgulho!, por que não? E a edição?! Que cenas são aquelas? Ousadas, mas de muitíssimo bom gosto. O texto de encerramento faz o telespectador que tenha, sequer, uma gota de melanina na pela ter orgulho de ter vindo da África. E depois, alguém ainda duvida do poder de uma emissora como a Rede Globo?

Vai lá. Veja e se emocione também. Acesse o site da Globo e assista!

Nenhum comentário: