quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Escola Internacional de Goiânia investe no Xadrez como estímulo


Ainda pouco difundido nas escolas brasileiras, o Xadrez passou a integrar a grade curricular da Escola Internacional de Goiânia. Desde o ano passado, quando as aulas começaram como atividade opcional para alunos a partir de seis anos de idade, dos períodos integral e semi integral, o jogo começou a ganhar cada vez mais espaço e adeptos. Com os resultados positivos e a visível melhora no comportamento dos alunos, a escola adotou o Xadrez em período regular. Agora, uma vez por semana, todas as salas do ensino fundamental, a partir dos seis anos de idade, têm aulas de Xadrez. São 50 minutos por turma.

De acordo com a pedagoga Jeanette Aller, diretora pedagógica da Escola Internacional de Goiânia, no início os alunos acreditavam que as peças eram brinquedos aleatórios. “Pouco a pouco eles foram se acostumando e o comportamento começou a mudar. A concentração fluiu”, relembra. Primeiro eles se familiarizaram com a história do Xadrez, com as peças e com o tabuleiro. Depois começaram a praticar, tendo sempre um professor ao lado para quaisquer dúvidas que pudessem surgir. Em dois meses a maioria dos alunos já estava jogando.

Hoje 40 alunos da escola já estão totalmente familiarizados e adaptados ao jogo. O relógio que marca o tempo de cada ato do jogador já não é mais problema e as jogadas já são parecidas com as de profissionais. Este ano, cerca de 30 alunos deverão participar do Campeonato Goiano de Xadrez, ainda sem data definida para ser realizado.

Benefícios


Já está comprovado que o jogo de xadrez contribui, principalmente, em três aspectos: concentração, planejamento e competitividade. A superação é outro ponto importante que não pode ser esquecido. “Não é fácil perder, principalmente quando somos crianças. Mas a vida é feita de perdas e ganhos. O Xadrez ensina a criança a superar essas perdas. Com isso, ela também acaba se superando”, diz Jeanette.

Depois da implantação do xadrez na Escola Internacional de Goiânia, as atividades que requerem maior concentração especialmente as de habilidades que requerem lógica e matemática se beneficiam. Os pais também notaram isso. “Nós percebemos que a caçula, de seis anos, uma melhora visível no que se refere à organização. Ela ficou mais aprimorada. Jogando Xadrez com adultos, ela se concentra com muito mais facilidade”, informa Alexandre Moreira, pai de dois alunos que já são adeptos do Xadrez na Escola Internacional de Goiânia.

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