segunda-feira, 28 de junho de 2010

O sapólio, o governo dá, e agora com 1002 utilidades


Foi como um flash. A visão que tive daquele rolinho com tinta preta e a espátula me fez voltar anos atrás, quando fiz minha primeira carteira de identidade e as impressões digitais ainda eram 'tiradas' da forma mais arcáica possível, com um agravante: os dedos sujos de tinta contaminavam a roupa, os óculos e tudo que pudesse estar ao alcance deles. Mais: o cidadão era visto com olhos tortos, como se fosse mais um fichado pela polícia. Pois bem, hoje passei pelo vexame, mais uma vez!

Que o Vapt-vupt foi uma ótima alternativa para desafogar os órgãos públicos goianos, não há dúvidas. O cidadão pode resolver os problemas do dia-dia, no que se refere ao Estado, com mais dignidade e menos burocracia. Eu disse ‘menos’ burocracia. O que significa que ainda tem. Mas menos! Porém é preciso não deixar que as estruturas se contaminem pelo descrédito ou pela morosidade do funcionalismo que começa a enxergar o Vapt-vupt como mais uma grande repartição pública sem quaisquer recursos. Mínimos, que sejam!

Pois bem, hoje, no horário do almoço, procurei uma unidade do Vapt-vupt para refazer a minha carteira de identidade, datada de nem sei quantos anos. Meu rosto era de uma criança que ainda não tinha traços definidos. Cresci e meu rosto não é mais o mesmo. Ainda bem! Acho até que melhorei bastante. A minha surpresa foi chocante, ao ser levado para uma cabine, onde uma garota imprimiu minhas digitais novamente. O susto se deveu por causa da forma como isso foi feito. Mesmo hoje, com todos os recursos eletrônicos, o Governo de Goiás ainda usa os famosos rolinhos com tinta de tipografia, com cheiro de traça - como a própria atendente sugeriu -, para imprimir as digitais. Pensa que é só esse o atraso? Não. Depois de sujar os dez dedos das mãos é que o contribuinte recebe a notícia de que não há papel para limpar os dedos.

Com um sorriso angelical, sem deixar de lado a ironia, a garota que fez todo o serviço, acrescenta: “Mas tem sapólio. Isso o governo paga!”.

É a Bombril descobrindo as novas necessidades do brasileiro!

Um comentário:

Cristian de Almeida disse...

Sapolio ?? a que ponto chegamos hein ?!!
cara, sobre sua pergunta, ainda estou por Londres (ate dia 1o de Setembro, quando entao sigo rumo a Asia por alguns meses, voltando ao Brasil definitivamente a partir do Natal), sendo assim, conte com uma visita do seu amigo la pelo proximo ano!! sobre a novidade, ha? que novidade ? acredito que ate saiba "meio por cima" do que se trata, mas me escreve por email para eu ter certeza, ok?? abraco Rimene !!!