quinta-feira, 5 de março de 2009

Campanha pelo Meio Ambiente


Pinte seu telhado de branco e ajude diminuir a temperatura do planeta!


Um programa do Green Building Council Brasil, chamado One Degree Less (Um Grau a Menos) visa diminuir a temperatura do planeta e o consumo de energia elétrica em grandes centros urbanos, apenas mudando a configuração dos telhados.

Existem duas maneiras de implementar:

Cobertura Refletiva: é a solução mais fácil, basta pintar o telhado ou a cobertura de uma edificação com uma tinta refletiva, diminuindo em até 30 graus a temperatura da superfície pintada num dia de verão.Estudos realizados pela Environmental Energy Tecnology (Tecnologia da Energia Ambiental) dos USA, mostram que revestimentos brancos são capazes de reduzir entre 70 e 80 por cento a energia solar.

Teto Verde: é uma medida ideal para grandes edifícios, consiste no plantio de um jardim recobrindo todo o telhado. A vegetação tem um grande poder de absorção da energia solar e a água da chuva torna todo o ambiente ao seu redor mais fresco.

Essas medidas são mais vantajosas para aqueles que não têm nenhum tipo de “sombra verde” sobre seus telhados, e quem implantar com certeza vai sentir a diferença, pois, com o telhado refletindo mais a luz do sol, menos o cobertura irá esquentar e mais agradável será a temperatura no interior da edificação.

Para mais informações acesse o site e veja o estudo cientifico no qual se baseiam as vantagens, que vão desde redução do calor da residência e economia em ar condicionado, até a redução da temperatura do planeta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito Obrigada !!! Vamos pintar Brasil.

Simplicidade que ajudar criar empregos e tem resultado high impact!

TWWanick
GBCBrasil

Testerrrr disse...

Opa, muito obrigado pela referência!

Em maio de 2009 a revista National Geographic dedicou sua matéria de capa ao tema e pode ser lida aqui:

http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-110/

Abraços!

Conrado Tramontini