terça-feira, 24 de novembro de 2009

Escola Internacional de Goiânia festeja Dia de Ação de Graças


Durante todo o mês de novembro a Escola Internacional de Goiânia (EIG) comemora o Thanksgiving o Dia de Ação de Graças, a mais tradicional data do calendário americano. Todas as turmas participam de uma campanha de arrecadação de gêneros de primeira necessidade como alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza, além de brinquedos. Tudo o que for arrecadado será doado no Dia de Ação de Graças, que será comemorado pela escola no dia 26 de novembro, quinta-feira.

Além dos alunos da Escola Internacional de Goiânia, participarão ainda crianças que fazem parte dos projetos sociais desenvolvidos pela escola. Serão convidadas a Creche Anália Franco, a APAE e cerca de 30 crianças carentes que fazem parte de um projeto de basquete que é desenvolvido por uma professora da EIG.

Os alunos que fazem parte da American School vão apresentar, também no dia 26, seis peças de teatro. Uma delas vai contar a história do Thanksgiving (A história do Thanksgiving). Os alunos também farão a entrega das doações em um piquenique para todas as crianças com guloseimas que serão levadas pelos alunos. O matutino fará o piquenique às 9h30 e as turmas da tarde, às 15h30. O prato principal é o ‘compartilhar’. As peças serão encenadas em inglês e contarão com as presenças dos pais e de convidados, a partir das 13h30 até às 15h30.

O Thanksgiving – O tradicional Thanksgiving ou “Dia de Ação de Graças”, é a festa mais comemorada pela cultura de alguns países de língua inglesa, chegando a ser mais evidenciado que o próprio Natal. A história conta que um grupo de irlandeses muito perseguidos e humilhados, tanto na Irlanda como na Inglaterra, decidiram buscar vida melhor na América. Financiados por investidores ingleses, eles embarcaram num navio chamado “Mayflower”, no ano de 1620, rumo ao novo continente.

Não foi uma viajem fácil. Muitos morreram com o intenso inverno no mar, já que com medo que o navio pegasse fogo, evitaram fazer fogueiras para se aquecer e aquecer seus alimentos. No dia 10 de Novembro, chegaram à cidade litorânea de Cape Cod, localizada no que é hoje o Estado de Massachussets, nos Estados Unidos. Sem conhecer nada, numa terra fria e hostil, decidiram caminhar país adentro, guiados pelo Capitão John Smith. Temiam muito pelo clima e pelos índios que tinham fama de violentos.

Depois de muito caminhar, chegaram a um povoado onde se estabeleceram. O primeiro inverno foi devastador, e dos quase 110 peregrinos (Pilgrims) que chegaram à região, só 50 sobreviveram.

Na primavera seguinte, um índio chamado Samoset entrou na vila dos peregrinos em busca de paz. Dias depois, chegou um outro índio chamado de Squanto e, juntos, ensinaram os peregrinos a criar peru e cultivar milho, abóbora e batata.

Esta primeira colheita foi fundamental para que sobrevivessem nas Américas. Assim, os peregrinos, que estavam imensamente agradecidos aos índios pela ajuda solidária, decidiram fazer uma festa que foi celebrada no dia 28 de novembro de 1621 – depois passou a ser comemorada toda última quinta-feira do mês de novembro. Esta data ficou decretada como “agradecimento” a Deus e aos amigos índios, por terem ajudado a salvar suas vidas e até hoje, é comemorada em alguns países com a família reunida para uma grande ceia.

Nenhum comentário: