sábado, 2 de julho de 2011

Sobre pregos, parafusos e ferramentas

Nada de perfumes importados, relógios ou roupas de marca, bebidas caras ou supérfluos de qualidade. Para agradar papai o presente poderia ser uma simple ferramenta, mesmo que ele já tivesse todas elas. Furadeira ele tinha duas, alicates e chaves de fenda passavam das centenas. Mas se havia uma coisa que meu pai gostava de ‘colecionar’ eram pregos e parafusos, além porcas e ruelas. Ele tinha latas cheias! Andava pelas ruas olhando para o chão e não deixava nada passar despercebido. Achava todos os pregos, parafusos, roscas, porcas... Uma mania que acabou virando piada.

Virava e mexia, tinha sempre alguém lá em casa pedindo um parafuso. E ele achava no meio daqueles milhares. E mais: fazia questão de resolver pessoalmente qualquer situação que dependesse de parafusos, pegos e ferramentas. Era apaixonado por concertos e os fazia com maestria.

Papai era um pouco de tudo: encanador, eletricista, engenheiro, arquiteto – a fama de cozinheiro de mão cheia eu já contei em outras ocasiões, mas voltarei a repetí-las outro dia – era um verdadeiro “faz-tudo”. E ele tinha absolutamente tudo que era necessário para fazer os reparos. Me lembro bem que, em alguns dias da semana, ele fazia uma varredura em casa à procura do que precisava de ajustes. A satisfação dele em ver tudo arrumado e funcionando perfeitamente era de encher os olhos.

A televisão estava com a imagem ruim? Papai faz-tudo ia lá, mexia, virava, trocava os fios... em pouco tempo a imagem analógica da TV se tornava perfeita, como se o futuro chegasse rápido e a imagem virasse digital. O ventilador estava lento? Faltava engraxar o motor. Ele sempre tinha a solução para todos esses probleminhas caseiros. E com o mesmo humor que tomava um copo de cerveja no fim do dia, colocava a casa e as nossas vidas em ordem.

Hoje é aniversário dele. Papai faria 67 anos e eu queria poder lhe dar todas aquelas ferramentas de presente de novo. Nem que fosse um prego, para pregar na parede a satisfação de ter convivido esse tempo com ele. Poderia ser uma porca e um parafuso apenas para poder estar sempre atado a ele. Ou apenas fechar os olhos e sentir seu abraço de pai com perfume de vida!

Parabéns, onde quer que esteja!

Nenhum comentário: