quinta-feira, 20 de agosto de 2009

AMT abusa da paciência e da inteligência do contribuinte


Chegando em casa, numa rua estreita pra dedéu, um caminhão está estacionado do lado direito – onde é PROIBIDO parar e estacionar e tem até aquela plaquinha com um X vermelho em cima da letra E – e, do lado esquerdo, um fila de carros, onde é permitido estacionar. Sobrou algo em torno de 1,2 metro entre o caminhão e os veículos do outro lado. Olho para os lados e não vejo qualquer movimentação. Buzino. Nada! Buzino de novo. Nada, de novo! Passo a buzinar insistentemente e a fila de carros que se formou atrás, também começa o buzinaço.

Vendo que a situação não iria se resolver, decido ligar, mais uma vez!, para a Agência Municipal de Trânsito, no telefone do plantão: 3524-3700. Esse telefone serve para assuntos urgentes. Na teoria, quando um contribuinte tivesse qualquer dificuldade, por exemplo, ele ligaria neste número e uma viatura da AMT vai até o local e tenta resolver. Na prática, absolutamente nada acontece. A informação, do outro lado do telefone é SEMPRE a mesma – e com muito gerúndio: “Senhor, vou estar anotando a sua reclamação!”. De cá, eu insisto na fiscalização. “De que adianta anotar?”, eu pergunto. “É que não temos viaturas, senhor.”, explica-se a moça. Eu insisto: “Pra que existe este telefone, então?”. Do outro lado, a moça dá uma respirada forte e diz: “Olha, vou estar chamando uma viatura e estar pedindo para que ela dê uma chegada aí”. Poxa, dar uma chegada? Isso é o mesmo que dizer: “Vamos ver se dá certo. Espera. Se não chegar, não chegou!”

Adivinha?

Não chegou. Provavelmente, nem procuraram. E nunca vão procurar viatura coisa nenhuma. Os carros da AMT servem para qualquer coisa, menos para ajudar um contribuinte necessitado. Resumo: Foram mais de 20 minutos (e eu moro a 4 quarteirões da AMT) até que o motorista do caminhão sai de um prédio, como se nada estivesse acontecendo, entra no veículo, ACENDE UM CIGARRO! e sai feliz da vida. E a viatura da AMT provavelmente estava multando alguém sem cinto de segurança em algum sinal de trânsito! Santa paciência.

Nenhum comentário: