segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cantão: Pequena Grande Ilha


O verão 2010 do Cantão encontra refúgio na leveza e no conforto sofisticado
por técnicas artesanais como macramés, patchworks e lavagens.

Para a primavera-verão 2009/2010 o Cantão criou um cenário imaginário, uma Pequena Grande Ilha, onde não são necessários muitos tesouros para viver uma vida plena e feliz. Nesse isolado pequeno e rico mundo, valores como a gratidão pelo que se tem e a confiança na natureza boa do homem norteiam a coleção, numa clara referência ao estilo de vida do romântico aventureiro Robson Crusoé e o mito do bom selvagem. Assim, a mulher do Cantão se vale de sua criatividade e capacidade manual para criar o que veste. A silhueta solta ganha técnicas de amarração, transpassados que possibilitam o ajuste no próprio corpo, sobreposições de camadas e patchworks sofisticados de diferentes materiais como linho, voil de seda e renda. Cortes a fio em diferentes sentidos, aplicações, macramés e tressés, também usados nas sandálias, são outros recursos que colaboram com a característica artesanal da coleção, assim como as estampas florais que parecem ter sido desenhadas a mão pela própria mulher.

No imaginário de Yamê Reis, Coordenadora de Estilo da marca, essa ilha ganha as cores do paradisíaco Caribe. Do mar, vieram os diferentes tons de azul profundo, com destaque para a nova tonalidade de tingimento proposta para os jeans, a transparência dos tricôs e o brilho dos paetês. Da terra firme, as estampas de vegetação exuberante, pássaros e insetos. Um cenário que leva à fantasia de piratas, os viajantes de uma outra época, que trazem para as estampas códigos de navegação como mapas, selos, caravelas, bandeiras e âncoras. O estilo navy também é trabalhado nas estampas das malhas e dos jeans com efeitos de corrosão, tingidos e/ou lixados que sugerem o desgaste pelo sol, pelo sal, pelo tempo. Do militar descaracterizado vêm os boleros, camisas brancas volumosas e com gola de marinheiro, os falsos ombros de babados que remetem às dragonas e a túnica frente-fraque, como novas alternativas para a alfaiataria. Mangas e golas recebem destaque e vêm amplas, algumas vezes irregulares, como nos vestidos de um ombro só.

Como a atmosfera pede conforto, leveza e praticidade, as calças ganham diferentes comprimentos e volumes como a corsário/clochard ou a de gancho baixo preso ao tornozelo. Comprimentos ideais para andar à beira-mar. Neste verão, macacões e macaquinhos quebram a hegemonia do vestido, ao mesmo passo que se confundem com saias. Em oposição aos inteiros, a grande aposta da coleção: os separates, porque o momento pede criatividade. Mais do que misturar estampas, forte característica da marca, o desafio é combinar tops e bottoms. Com saias, calças e shorts tão volumosos, a sensualidade encontra refúgio nas costas vazadas ou evidenciadas por rendas ou trançados de macramés com pérolas aplicadas.

CORES: Azuis Barbados, Caribe, Saint Martin, Martinica, verde Bahamas, areia, caqui Havana, coral tropicana e vermelho lava, além de rosa grenada, violeta Curaçao e amarelo banana.

TECIDOS e MATERIAIS: Rendas, linho amassado, linho com foil, voil de seda, tricô, jeans, paetê e bolsas em couro esculpido a mão.

Nenhum comentário: