segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Escola Internacional de Goiânia recebe capoeiristas estrangeiros

A Escola Internacional de Goiânia recebe, no próximo dia 27, os capoeiristas de cinco países, além dos brasileiros, que participarão do III Encontro Internacional de Capoeira, que acontece em Goiânia, de 26 a 30 de agosto. Todos eles vieram a convite do professor Ademercino Teles Tomé, também conhecido como contra-mestre Guerreiro, capoeirista e professor de Capoeira da Escola Internacional de Goiânia. A presença dos professores em Goiânia será também motivo para a Prova de Corda (a mudança de nível) para os alunos entre 6 e 12 anos da Escola Internacional de Goiânia, no dia 27, às 17h30, na quadra da unidade (Rua 9, n. 20, St. Marista, em frente ao Shopping Bougainville).

Os capoeiristas que vieram de fora, de países como a Turquia, Colômbia, Estados Unidos, França e Itália vão ministrar palestras para os alunos sobre a importância e a influência da cultura brasileira na vida deles. O que eles pretendem é mostrar a força da capoeira e como o esporte tem mudado a vida deles. Nas palestras, os professores também explicam o porquê de todas as aulas de capoeira, em qualquer parte do mundo, são ministradas em português, já que a cultura é difundida no Brasil.

Capoeira Luanda
O Capoeira Luanda nasceu da união de capoeiristas de épocas e experiências diferentes, com a participação efetiva dos professores, instrutores e graduados do mestre Jelon, contramestre Guerreiro e contramestre Apache. Foi fundado no dia 06 de abril de 2007, depois de um longo processo de estudo e pesquisa sob a direção do mestre Jelon, dos Estados Unidos. O objetivo comum é trazer para o mundo da capoeira uma proposta diferenciada no que tange a administração de uma forma bem democrática onde todos os seus integrantes tenham autonomia para participar do processo evolutivo do Capoeira Luanda, constituído por alunos iniciantes, alunos graduados, instrutores, professores, contramestres e mestres. É dirigido pelo mestre Jelon Vieira e em segunda estância pelo conselho de contramestres e professores. A intenção é divulgar e procurar desenvolver todos os aspectos da Capoeira.

O Capoeira Luanda trata-se de uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que busca atuar na divulgação e promoção da capoeira e culturas afro-brasileiras, trabalhando também na formação de uma consciência junto a criança e ao adolescente, contribuindo para o desenvolvimento psico-social positivo, através dos princípios e movimentos da capoeira. Isso partindo da perspectiva da capoeira como uma forma de valorização das manifestações da cultura popular brasileira, rica em significados e possibilidades. Esta associação se justifica pela importância que este esporte possui numa grande ajuda no processo educacional. (Mais informações sobre a história do Capoeira Luanda, sua estrutura, entre outras, acesse: http://www.capoeiraluanda.com)

Este programa foi feito objetivando o aperfeiçoamento e a divulgação do folclore e a arte marcial brasileira a nível nacional e internacional. Ela aborda apresentações de danças, como por exemplo maculêlê, dança afro, samba de roda, puxada de rede, entre outras apresentações, cursos com mestres conceituados, aulão (aberto a todos os praticantes de capoeira), rodas de capoeira, além do tradicional batizado e troca de cordas (graduações).

O III Encontro Internacional de Capoeira – Festival Luandê 2009 é uma realidade iniciada de forma livre, e está se organizando e estruturando ao longo dos trabalhos realizados de acordo com as sugestões e participação ativa de seus integrantes.
Participações: Mestre Jelon Vieira (NY – EUA), Mestre João Grande (NY – EUA), Mestre Jaguara (São Paulo – SP), Mestre Catitu (São Paulo – SP), Mestre Gege (Rio de Janeiro), Capoeira Luanda (Brasil), Capoeira Luanda (EUA), Capoeira Luanda (Itália), Capoeira Luanda (Alemanha), Capoeira Luanda (Turquia), Capoeira Luanda (Holanda), entre outros grupos de capoeira dos Estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal.

Escola Internacional de Goiânia
Rua 9, nº 20, esq. c/ rua 32, St. Marista / Telefone: 3241-8600.
Contato: Ademercino Teles Tomé – professor de Capoeira

Nenhum comentário: