quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Expiradas garantia e paciência


Era meados dos anos 90. Eu tinha acabado de me mudar para meu novo apartamento e isso merecia uma comemoração. Fui à uma loja no shopping para comprar um aparelho de som novo e a novidade que vinha ganhando cada vez mais espaço no mercado era a marca LG. O produto me foi apresentado: um som com carrossel para 3 CDs, 16 BIT, Dual D/A Convertes 586. Parecia imponente e o preço agradava! Aquisição feita fiz a primeira festa em casa para testar o potente! Um espetáculo! Isso é que era som. Eu tinha um LG!

Algum tempo depois fui à procura de um DVD Player. A marca? LG, claro! A aquisição foi um DV 5921N. Aproveitei e comprei várias temporadas de seriados norte-americanos. A partir de então, minhas noites e meus fins de semana seriam recheados de filmes e seriados com imagem de qualidade e shows apresentados com a proposta de vários ângulos e até legenda. Uma maravilha!

Seis anos atrás, decidi que o meu aparelho de TV já estava obsoleto e, principalmente, por causa do novo DVD Player LG DV 5921N, eu precisava de uma TV maior. Passei um sábado rodando pelas lojas até encontrar a TV Color 29RP-29 CC90 (descrição da nota fiscal) LG 29 polegadas. Um espetáculo de imagem e, de quebra, fazia par com o DVD Player, o que transformava meu duo (TV+DVD) em compartilhamento perfeito!

O trabalho começou a solicitar muito de mim e a programação da TV começou a me agradar. Mas como assistir ao que eu queria sem estar em casa? Que tal comprar um vídeo-cassete? Teria comprado um para gravar tudo o que eu queria assistir quando não estivesse em casa, não fosse pelo fato de o aparelho não ser mais fabricado e nem ser vendido. Procurei por uma solução e... tcham, tcham, tcham, tcham... Descobri que já existia gravador de DVD! Meu sonho de consumo estava na minha frente. A marca? Adivinha? LG! Um gravador de DVD LG DR7221B. Com ele eu programava minhas gravações com até uma semana de antecedência. Além disso, podia assistir aos meus DVDs. Tudo em um único aparelho. Meus problemas haviam acabado.

Ano passado, trabalhando em casa, no meu computador com monitor de 14 polegadas, tive a surpresa estranha quando a tela ficou toda verde. Depois de vários diagnósticos, descobri que a vida útil do monitor já havia expirado. Nem sabia que isso acontecia. Mas como trabalho com fotografia e precisava de uma imagem perfeita, teria de providenciar um novo monitor! Ao shopping! Em uma das lojas me foi apresentado o monitor Flatron E2050T de quem? Da LG, claro! Preço bom, monitor gigante de LED/LCD, blá, blá, blá... Comprei!

Bem, hoje tenho em casa cinco aparelhos LG. Todos com sua finalidade e importância. Todos ocupando os mesmos lugares de destaque. E todos, absolutamente todos, apresentam defeitos!

Vamos aos aparelhos e aos fatos:
1.       O aparelho de som, com carrossel para 3 CDs, 16 BIT, Dual D/A Convertes 586, que era a imposição em forma de aparelho de som, após dois anos de uso começou a escolher os CDs que tocava. Não! Não compro CD pirata. Eram todos originais, comprados em lojas e caros! Mais um ano de uso – e com a garantia expirada, é claro! – começou a não querer aceitar mais de um CD no carrossel de três. Assistência técnica? Desisti depois da terceira visita! Hoje em dia, o meu aparelho de som LG toca alguns poucos CDs, mas com um agravante: como se todos estivessem arranhados e as músicas não passam dos 30 segundos de execução.
2.       O meu DVD Player DV 5921N também resolveu selecionar os episódios e as temporadas dos meus seriados. Um deles, por exemplo, a terceira temporada da série Six Feet Under (A Sete Palmos), não o agrada. Isso significa que ele me informa, todas as vezes, que o DVD não pode ser identificado. Já tentei, por várias vezes, fazer as devidas apresentações. Em vão! Tudo acontece a partir do segundo ano de uso do aparelho. Hoje em dia, são raros os DVDs que ele ‘reconhece’. Mais anti-social impossível! Duas visitas à assistência técnica. Desisti!
3.       O aparelho de TV LG 29 polegadas resolveu apresentar uma mancha azulada, meio roxa, do tamanho de um abacaxi, do lado direito da tela, bem na cara do Jô Soares quando está enquadrado junto com o entrevistado. A tal mancha também passeia por toda a programação de todos os canais! Essa é inexperada e dura aproximadamente meia hora. Quando aconteceu? Exatamente dois meses após o fim da garantia!
4.       Dois anos após adiquirir o gravador de DVD LG DR7221B, aconteceu o primeiro caso. Saindo para o trabalho e sem saber se chegaria a tempo de assistir a um filme anunciado em uma emissora, programei o aparelho para gravar. Horário de início e horário de término, como sempre fiz. Quando cheguei em casa... surpresa! Não havia nada gravado. Perdi o filme. Achei que deveria ter feito algo errado, durante a programação. Fim de semana seguinte, fiz nova programação. Prestei atenção para que o passo a passo fosse realizado direitinho! Novamente perdi o que achava que estaria gravando! Mais um tempo e o aparelho gravador de DVD LG DR7221B passou a não querer gravar mais. Decidiu numa noite de sexta-feira. Daí em diante, ficou rebelde. Não aceitava mais nenhuma programação. Passei a gravar corrido. Acionava a tecla de gravação e saia. Funcionou bem durante uns três meses. Estava bom demais e o gravador de DVD deve ter estressado com alguma coisa. Resumindo, hoje em dia não grava mais. Exibe alguns poucos DVDs e, quando se pede para gravar, aparece a mensagem para que o DVD regravável seja limpo. Isso por pelos menos umas 28 vezes até eu me cansar de tentar e desistir da gravação. E sabe quando aconteceu a primeira pane? Exatamente um ano depois de expirar a garantia!
5.       Sabe o monitor Flatron E2050T de LED/LCD e tals? Pois é. A garantia dele acabou mês passado e, um dia depois: BINGO! Passou a ter vida própria. Adquiriu sua independência e, quando não está de bom humor, liga mas não mostra a imagem na tela. Li absolutamente, pela enésima vez, todo o manual de instruções. Nada a respeito do caso. Na correria, comecei a usar meu netbook, que não é LG, mas quando o monitor Flatron E2050T resolve dar o ar da graça e apresentar a tela gigante e toda brilhante, volto ao trabalho com as fotos.

Pergunto: os aparelhos LG são feitos para durar apenas o tempo da garantia? Ou uns meses a mais? Isso não está escrito no manual! O que devo fazer? Via-sacra na assistência técnica? Levar todos os aparelhos, mais uma vez, para o conserto e ficar com a casa limpa por um mês? Ou devo doar todos para uma oficina eletrônica aproveitar peças (que peças?)? Acham que devo comprar mais algum aparelho LG?

Aguardo contato!

Rimene Amaral, jornalista, fotógrafo e consumidor enganado!

Resposta do SAC da LG: Não há como enviar a minhas reclamações já que o espaço do e-mail não as cabe! // Não há como enviar e-mails, também!

Um comentário:

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

COMPREI DESSE SITE http://www.mercadozets.com.br/ O SITE ENTREGA RAPIDO COM NOTA FISCAL E GARANTIA

TEM BERLO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MIAS

TEM MAIS DE 2000 PRODUTOS.
... ... ...
DVD PLAYER

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=dvd+player&IDCategoria=800

ELETRONICOS

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=800