quinta-feira, 17 de julho de 2008

Dicionário Goianês-Português

Quem conhece Goiás, conhece suas peculiaridades. Uma delas é a língua. Pois bem, até quando houver lembranças sobre o nosso dialeto vou publicar algumas pérolas do dicionário goianês-português, fundamental para o visitante usufruir de toda a simpatia do povo goiano, entendendo tudo que é dito por aqui! Atenção: Os verbetes servem para todo o Estado de Goiás.

# Deixa eu te falar – Também usado com a variação Ow, deixa eu te falar é uma introdução goiana para um assunto sério. Nunca chegue para um goiano falando diretamente o que você tem a falar. Primeiro diga: 'ow, deixa eu te falar', para prepará-lo para o assunto. Em Goiás é preciso seguir o ritual de uma conversação. Ex.: 'E aí, bão? E o Goiás, hein? Perdeu! Tem base? É por isso que eu torço pro Vila. Ow, deixa eu te falar, lembra aquele negócio que eu te pedi...' A forma abreviada é ‘te falar’.
# Deixa eu te perguntar - A mesma coisa que deixa eu te falar, mas usado, obviamente, quando vai perguntar algo.

2 comentários:

Andrea Regis disse...

Como um goiano convida outro pra fazer algo?
- Vamos assistir um filme?
Nããããããããããããããããããããããããããããããããão!
- Cê anima de ir ver um filme?

Tenho zilhões aqui. Vou te encaminhar, baby.

Rimene Amaral disse...

manda mesmo. publico aqui. abraços.